Cristalina sedia a quarta rodada de discussão da Política Mineral Goiana
Governança, meio ambiente e o Arranjo Produtivo Local de Cristalina foram temas da reunião
Kharen Stecca
Pensar formas de promover a governança em municípios mineradores otimizando o uso dos recursos, respeitando as questões ambientais e a apresentação do Arranjo Produtivo Local de Cristalina foram as pautas da quarta rodada de discussão da política mineral goiana. O evento foi promovido pelo Governo do Estado de Goiás no dia 30 de maio, na Câmara Municipal do município de Cristalina. O tema da Oficina Temática de maio foi "Governança e Mineração”.
Participaram da abertura o prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar de Oliveira Matos, o Superintendente de Gestão Estratégica do Setor Produtivo da SIC, Ananias José de Oliveira Júnior, a Coordenadora do Plano Estadual de Recursos Minerais, Lívia Parreira, o Presidente da Associação de Artesãos de Cristalina, Willian Souto e os representantes do MCTI, Elzivir Azevedo Guerra e Eliézer Guerra.
Na abertura, o Prefeito de Cristalina ressaltou o projeto do município que visa trabalhar diversas atividades econômicas no município para além da Mineração e citou o projeto de exploração do turismo na Pedra do Chapéu do Sol, ponto turístico da região. O Superintendente, Ananias José de Oliveira, representando o Secretário destacou a importância da presença da SIC nos municípios e de pensar o desenvolvimento regional. Ele agradeceu a participação dos presentes e do projeto. A coordenadora do Plano Estadual dos Recursos Minerais, Lívia Parreira, destacou o apoio do governador ao plano e a necessidade de Goiás pensar o futuro de seu desenvolvimento de forma estratégica. Ela também destacou a importância da participação social na definição dos desafios do setor e nas propostas de ação para a política mineral goiana.
O Presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, Willian Souto, em sua palestra fez um histórico sobre como começou o projeto de Arranjo Produtivo Local de Cristalina e todo o planejamento que vem sendo feito para os próximos 20 anos para a cidade. Ele detalhou algumas ações como o Mercado do Cristal, participação em eventos, ações de turismo como o Garimpo em Pé, que mostra como é feita a exploração dos cristais.
A professora da UFPA, Maria Amélia Rodrigues da Silva Enriquez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) falou sobre Governança e Mineração. Entre os destaques, ela ressaltou a necessidade de pensar formas de combater a dependência mineral e gestão eficiente dessa renda e de fazer isso por meio do diálogo em iniciativas como a dos eventos da política mineral goiana.
O pesquisador Yuri Jordy Nascimento Figueiredo, da equipe do Plano Estadual de Recursos Minerais, falou sobre Mineração e Meio Ambiente. Ele destacou os conceitos importantes na discussão, a complexidade de considerar a relação do que há no solo e no subsolo, para pensar a exploração. Também relatou a necessidade de pensar de forma efetiva as ações preventivas, mitigadoras e compensatórias.
Após as palestras foram realizados grupos de trabalho ressaltando temas como transparência no uso da CFEM, fortalecimento do cooperativismo por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras, necessidade de pensar projetos locais e solucionar a informalidade na atividade.

Saiba mais:
Slides da palestra sobre Cristalina 2040 (Willian Souto)
Slides da palestra Governança e Mineração (Maria Amélia Rodrigues)
Slides da palestra Mineração e Meio Ambiente (Yuri Jordy)
Categorias: Notícias
