encontro mineração

SIC participa de evento sobre mineração

Governo de Goiás estará presente no evento no dia 27 e 29 de junho durante a BRASMIN

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços estará presente durante o 8º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração  e durante a 2º Feira da Indústria da Mineração - BRASMIN. No dia 27 de junho, às 15h30, o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho fará parte da abertura oficial do evento, juntamente com as demais autoridades do setor.

O Plano Estadual de Recursos Minerais de Goiás será apresentado durante o evento. Na parte da manhã no dia 29 de junho, Goiás também participa do Primeiro encontro das Políticas Estaduais de Mineração, às 9h30. Na parte da tarde, às 14h30, será o Painel de discussão com o tema "Planos Estaduais de Mineração".  O evento será presencial no Centro de Convenções da PUC Goiás. Participam do painel os seguintes representantes dos estados: Lívia Parreira (Goiás),  Paulo Bengtson (Pará), Paulo Almeida (Bahia), Pedro Sena Batista (Minas Gerais) e Juliano Jorge (Mato Grosso), com o intuito de discutir suas políticas de mineração. Esta será a quinta rodada de discussão da política mineral goiana.

Inscrições podem ser realizadas no site: https://encontromedpeq.brasilmineral.com.br/pt-br.

PERM Goiás

Os projetos "Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042" (MAP) e o "Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM 2022/2042" (PERM-GO) são iniciativas do Governo de Goiás que buscam o desenvolvimento sustentável do setor mineral no estado. Eles são desenvolvidos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) através da Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Catalão, com o apoio ainda da Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal do Pará, que contam com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores altamente qualificados, especializados na área mineral e áreas correlatas, além de contar também com a parceria do Serviço Geológico do Brasil (SGB ), Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).


O objetivo desses projetos é discutir os desafios e apontar soluções para a geologia, mineração e transformação mineral em Goiás. Por meio de pesquisas e estudos, eles irão identificar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável do setor, considerando os cenários prováveis e a visão de futuro, com previsão de demanda e investimentos para a área mineral. O resultado final desses projetos é a elaboração de um plano estratégico que estabelecerá diretrizes e prioridades para o setor mineral em Goiás, com foco na atração de investimentos, aumento da competitividade e promoção da sustentabilidade.

Categorias: Notícias